História



Mangualde situa-se na Região Centro de Portugal, a cerca de 15km de Viseu e dispõe de uma superfície de 220,72 Km².

Mangualde, outrora Azurara da Beira, é terra antiquíssima, apresenta vestígios da presença do homem desde o neolítico (Antas da Cunha Baixa e Padrões), passando pela época do domínio romano, troços de Vias Romanas, Marcos Miliários, Aras e Ruínas de Villae marcam a sua presença.

O Castelo de Mangualde foi conquistado aos mouros por Fernando Magno, Rei de Leão em 1058. Os Condes D. Henrique e Dona Teresa concederam-lhe foral em 1102. A partir do séc. XVII com a fundação da Misericórdia e a instituição da Feira e no séc. XIX com a abertura de novas vias de comunicação, o antigo burgo conheceu um elevado grau de desenvolvimento, reconhecido pela Assembleia da República em 1986 que elevou Mangualde a cidade.

A sua localização geográfica, situada no cruzamento de importantes vias de comunicação (IP3 e A25) e a modernização da Linha da Beira Alta, principal via de ligação à Europa por Caminhos-de-Ferro, catapultaram Mangualde para um grande desenvolvimento superior, trouxeram investimento por parte de novas empresas que por sua vez criaram novos postos de trabalho e fixaram as populações.